Geração do Bloco K no Sped ICMS / IPI



A partir da versão 4.4.214.86 o Milersoft Siga atualizou o seu motor de geração de arquivos fiscais, oferecendo diversas melhorias e novidades, entre elas a geração do Bloco K do Sped ICMS/IPI.

Bloco K é o livro de registro de controle de produção e estoque na versão digital. Ele trata da produção que até hoje ainda é um ponto em que as indústrias com intenção de burlar o Fisco conseguem. A partir de janeiro de 2017 (ou 2018 ou 2019, dependendo da sua indústria), o cerco estará fechado.

A Receita Federal tem como objetivo acabar com a sonegação, mas as indústrias idôneas que não possuem um controle preciso de produção e estoques também serão impactadas. Todas as variações de consumo e diferenças de inventários irão atrair fiscalizações que podem gerar multas e outras sanções.

O Milersoft SIGA é um software voltado para o varejo e por esse motivo, não faz de forma "completa" o controle de produção de produtos, por isso o Bloco K gerado pelo SIGA refere-se apenas ao registro K200 que é o registro com o objetivo de informar o estoque final escriturado do período de apuração informado no Registro K100.

Confira abaixo a tela de configuração do SPED ICMS / IPI onde é necessário apenas marcar uma opção para a geração dos registro do bloco K, diferente do Registro 74 do Sintegra, o Bloco K não tem a opção de seleção de data, pois ele obrigatoriamente refere-se ao período informado na geração do arquivo.



PDF Email